dieta/culinaria

Cozinhando sem gluten

Originalmente  pensei em não colocar receitas no meu blog.  Depois pensei em colocar sómente receitas de reaproveitamento de comida,  porque na minha casa parece que sempre tem restos na geladeira e  fico buscando meios de reaproveitar e  achei legal  compartilhar minhas descobertas e invenções.  Agora, que estou fazendo uma dieta sem gluten rstou experimentando diversas receitas e resolví compartilhar

.  Aqui vai a minha primeira experiencia , adaptada e traduzida de um livro de Susanna Booth.   Não se deixe assustar pelos temperos um pouco exôticos (ou étnicos, como diria uma amiga minha),  acho que da para fazer a mesma coisa com temperos mais comuns, como oregano, tomilho, alecrim, o resultado deve ser  bom também.

CURRY DE ABOBORA E GRÃO DE BICO

500 gr de abobora japonesa

60 ml de azeite de oliva

4 cardamomos

2 colheres de chá de sementes de cominho

1 pitada de cravo moído

2 cebolas picadas

1 dente de alho (pede 4 mas eu não gosto de muito alho)

1 colher de sopa de gengibre ralado

pimenta do reino a gosto

4 colheres de chá de curry (pede sem gluten mas eu coloquei o que tinha, sei lá se tinha gluten)

1 colher de chá de açúcar

800 gr  de grão de bico cozido al dente ou 2 latas sem o líquido

500 ml de passata

 

Colocar a abobora para assar no forno por 45 minutos a 180 graus, borrifada com a metade do azeite.

Enquanto isso tire as sementinhas de dentro do cardamomo e amasse num morteiro junto com as sementes de cominho.  Pede para amassar até parecer um pó, mas eu não consegui chegar nesse ponto e tudo bem.

Esquentar o restante do azeite numa panela de fundo grosso, e no  fogo médio frite a cebola picada por mais ou menos 5 minutos, acrescentar o alho picado, o gengibre, pimenta do reino, curry e as especies moídas, refogar por alguns minutos.

Acrescentar o açúcar, o grão de bico e a passata.  Colocar um 400 ml de água e deixar reduzindo em fogo baixo por mais ou menos 20 minutos.  Juntar a abobora assada e deixe cozinhar em fogo baixo 10 minutos mais.

Quando eu testar  com temperos mais comuns eu  conto como ficou.

A receita original pede para colocar folhes de espinafre, no começo sem mexer, deixar que elas murchem com o calor e depois misturar e acertar o sal.  Eu não tinha espinafre assim que ficou sem.

Servi na tigela com salsinha por cima e ficou muito gostoso.  Isso sim,  é um pouco adoçicado, mas em casa gostaram.

Tirei uma foto na hora de servir mas  ficou muito mexida assim que coloquei a da panela mesmo.

Deixe um comentário