dieta/culinaria

Re-aproveitando batatas fritas

Quando meus netos pedem  delivery  numa  lanchonete perto de casa sempre vem muitas batatas fritas.  Acaba sempre sobrando e um belo dia, com dô do desperdicio, eu passei  a congelá-las.  O problema foi descobrir como aproveita-las. Lembrei deste prato peruano que leva batatas fritas e fiz uma adaptação.   Fica muito bom, meus netos adoram,  o molho penetra nas batatas e ficam gostosas.  É um prato muito rápido de fazer e com ingredientes muito comuns.

MINHA ADAPTAÇÃO DE LOMO SALTEADO

750 grs de file mignon cortado em tiras de 1 cm (pode usar alcatra)

3 cebolas pequenas cortadas em 4 pedaços

3 tomates cortados em 4 (de preferencia sem pele)

1 pimentão vermelho cortado em tiras (esta é minha substituição, no Peru se usa uma pimenta ardida)

2 colheres de molho de soja

1 colher pequena de açúcar

1 colher pequena de mostarda

azeite

sal/pimenta do reino

1 colher de sobremesa de alho em pó ou 2 dentes de alho amassados

batatas fritas (a receita original pede para fritar 3 batatas).  Eu uso mais ou menos 3 xícaras de batatas fritas que tiro do congelador na hora de começar a fazer a receita.

PREPARO

Tempere  a carne com sal, pimenta e alho.

Salteie as cebolas numa frigideira com azeite.  Quando começarem a ficar douradas acrescente os tomates, o pimentão e o açúcar.  (Se quiser que fique um pouco ardido coloque um pouquinho de pimenta seca calabresa ou um pedaçinho de alguma pimenta vermelha).

Mantenha em fogo baixo durante 10 minutos, mexendo de vez em quando com cuidado para não desmanchar muito os tomates.  Tire da frigideira e reserve.

 

 

 

 

Frite a carne na mesma frigideira com um fio de azeite bem quente, até que fique dourada.

 

 

 

 

 

 

 

 

Tempere com a mostarda e o molho de soja, refoque por um minuto e acrescente o salteado de cebolas e tomate.

 

 

 

 

 

 

 

Os meus netos adoram molho assim que neste momento eu coloco um pouco de água,  misturo bem e verifico o sal.  Refogo um pouquinho mais, misturando com as batatas.  Sirva imediatamente acompanhado de arroz branco.

 

 

 

 

 

 

Gostaria de dizer que meus netos, como quase todas as crianças,  não comem cebola, nem tomate, nem pimentão.  Eles se servem só do molho com carne e batatas e gostam muito.  Acabo eu comendo os tomates com cebola e acho muito gostoso.

Deixe um comentário